Coragem para Confessar

“Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.” 1 Reis 18:37

No contexto dessa narrativa, o povo de Israel encontrava-se no pecado da idolatria. O povo não havia abandonado completamente o Senhor, mas buscava viver um estilo de vida que combinasse a adoração a Deus e a Baal. Essa não foi a única vez que o povo cometeu esse tipo de pecado. À semelhança de Israel, quantas vezes não cometemos esse mesmo pecado? Se olharmos honestamente para o nosso coração, quais são os falsos deuses a quem estamos nos curvando? A palavra de Deus nos adverte: “Ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6.24)”. O que a Bíblia está nos dizendo, com isso, é que cada um deve levar uma vida pura diante de Deus, sem compromisso com qualquer coisa que procure ocupar o lugar de Deus em sua vida.

O propósito de Elias em todo esse episódio era proclamar o senhorio de Deus e levar o povo a reconhecê-lo como Deus absoluto. O evangelho da cruz de Cristo faz isso: anuncia o senhorio de Deus e nos exorta a voltar ao Senhor em arrependimento e fé, reconhecendo-o como o único Deus verdadeiro a quem devemos servir e adorar.

E no final dessa narrativa, somos surpreendidos por uma breve, profunda e humilde confissão de fé do povo: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Essa era a confissão de fé básica que o povo deveria fazer sempre. Quero, porém, lembrar a você que a Bíblia fala que a fé verdadeira é todo o nosso ser abraçando tudo que Deus é! Que você possa ter coragem pra fazer essa confissão de fé não apenas com seus lábios, mas com todo o seu ser.

A Deus toda glória!