Uma jornada feliz

“Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.” Provérbios 19.2

 

Envolvidos pela pressa de nosso tempo, o homem hoje anseia por resultados rápidos, lucros instantâneos e conquistas a curto prazo. A ansiedade por uma vida feliz domina o coração de uma geração impaciente, que quer ver apenas o resultado e busca atalhos durante o processo. Assim, o tempo urge ao nosso redor, e chegar ao destino se torna mais importante do que o caminho.

Em sua sabedoria, o provérbio bíblico vem de encontro com a nossa realidade. Vem para confrontar o coração aflito e doente pelas preocupações da vida. O texto nos aconselha a não sermos precipitados, não andarmos ansiosos, pois – quando estamos afogados em nossas preocupações – podemos perder o caminho.

Conquistar um alvo ou realizar um sonho não se reduz apenas a um momento específico no espaço e no tempo. Envolve uma trajetória, uma jornada, um caminho até aquele momento. Quando olho pro meu diploma de graduação, vejo as horas de estudo que gastei, as provas e os trabalhos pelos quais passei, os colegas e professores que conheci. Quando vejo uma foto do meu casamento, lembro-me do meu tímido pedido de namoro em 2007, dos encontros na praça da quadra, das nossas cartas de amor, das nossas orações pelo futuro, do noivado à distância. Ao trazer à memória essas lembranças, percebo que foram esses e tantos outros momentos que construíram a conquista dos meus sonhos.

Ao viver na ansiedade, corre-se o risco de perder o caminho ou de se perder no caminho. Um final feliz se constrói com as experiências e a sabedoria cultivadas ao longo de uma jornada sem atalhos nem atitudes precipitadas, lembrando sempre as palavras do salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105).