Uma surpreendente jornada

“Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boa e te ensinarei que hás de falar.” Exôdo 4.11-12

 

Iniciamos um novo ano. Certamente o coração se enche de expectativas. Esse período é significativo para nós, porque dá a sensação de recomeço, de que tudo pode ser diferente daqui pra frente. Novos votos são estabelecidos com a confiança de que serão cumpridos nos próximos 365 dias. Como servos de Deus, é necessário nos voltarmos a Ele e perguntar sobre os seus planos para nós hoje. Deus chamou Moisés para uma importantíssima tarefa: tirar seu povo da escravidão e guiá-lo à Terra Prometida. Um homem que ficara recluso por tantos anos é agora convocado para uma grande missão. Não poderia haver falhas e, por isso, Moisés sentia-se despreparado. Entretanto, o Eu Sou, Todo-poderoso, foi quem o chamou.

Moisés teme, porque não confia nas próprias habilidades. Um libertador deveria ser um guerreiro forte, valente e muito hábil. Esse simples pastor não seria capaz de promover a grande mobilização que Deus pretendia. Provavelmente Ele estava equivocado!

Infelizmente, temos o terrível hábito de achar que sabemos o que é melhor para nós. Somos senhores do nosso destino, e isso nos traz segurança. Porém Deus deseja que confiemos nossa vida totalmente a Ele, que sejamos dependentes, pois, como Pai amoroso, Ele sabe exatamente do que precisamos. Nossa cosmovisão é limitada e a vida, fugaz. Para termos um destino extraordinário, como desejamos, é necessário nos entregarmos ao Eu Sou. Moisés jamais imaginou, enquanto um simples pastor do deserto, o brilhante futuro que o Senhor lhe havia reservado, mas tornou-se a melhor versão de si mesmo quando permitiu a ação de Deus em sua vida. Hoje somos chamados a confiar nossos próximos anos, dias e horas ao Senhor. Assim, seremos surpreendidos pelo imenso amor e poder de Deus operando em nós!

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” Isaias 55.8