Abaixo as muralhas de Jericó

“Assim o Senhor esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região”. Josué 6.27

 

Josué foi um homem privilegiado. Ele teve a oportunidade ímpar de andar ao lado de Moisés. Ele teve o privilégio de ser mentoreado por aquele que Deus escolheu para ser o primeiro grande profeta de seu povo, ser o responsável por entregar a Lei do Senhor, a Torá, e por guiá-lo da escravidão rumo à terra prometida. Josué esteve tão próximo de Moisés que foi seu sucessor no desafiador papel de liderar Israel naquele momento crucial de conquista da terra que havia sido prometida ao patriarca Abraão.

Como ilustração da continuidade do papel de liderança exercida por Josué após Moisés, a Bíblia tem como seus primeiros livros, conjunto chamado de Pentateuco, aqueles escritos por Moisés e, após eles, o livro de Josué, que conta a história deste servo de Deus, no qual há várias passagens relatando desafios enfrentados por ele. Uma das histórias mais marcantes é a queda das muralhas de Jericó.

Sob a liderança de Josué, o povo de Israel sitiou aquela cidade que parecia ser uma fortaleza intransponível e, com uma estratégia dada pelo Senhor, conseguiu conquistá-la através da queda de seus muros. A forma como as muralhas de Jericó caíram parece mágica – por uma simples execução musical de trombetas e gritos, uma fortaleza ruiu –, mas nós sabemos que não foi mágica. O que aconteceu ali foi o poder de Deus agindo na vida do seu povo.

Como protagonista da vitória, estava Josué, um valente servo de Deus. De onde vinha a coragem de Josué? Seria de seu passado ao lado de Moisés? Seria da confiança por saber que seu mentor era um homem que conversava com Jeová face a face (Deuteronômio 34.10)? Não. A coragem de Josué era resultado da ação do Deus Todo Poderoso na sua vida. No final do relato da queda das muralhas, é dito justamente que o Senhor estava com Josué. No primeiro capítulo do livro de Josué, versículo 5, está registrada a promessa de Deus a Josué: “assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Por mais excepcional que possa soar o privilégio de Josué de ter andado com Moisés, nós temos hoje o privilégio de andar com Jesus, o Filho de Deus. Ao andar com Jesus, a mesma coragem que esteve com Josué pode estar com você. Josué atendeu ao chamado do Senhor, foi forte e corajoso e venceu muitas batalhas. A maior batalha da sua vida foi vencida por Jesus na cruz do calvário. Não espere amanhã para tomar a decisão que você pode fazer hoje de confiar na promessa do Senhor e de se encher de coragem, acreditando até mesmo que as muralhas de uma cidade podem cair ao som de trombetas.