O fundo do poço

“Onde quer que morreres morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1.17

 

O desenho animado “A Nova Onda do Imperador” conta a história de um jovem imperador asteca que é transformado em uma lhama por uma maldosa feiticeira que deseja tomar seu posto e assumir o poder. Em um determinado momento, o imperador reconhece que chegou ao fundo do poço. Debaixo de uma forte chuva, ele admite: “Cansei”. Você já chegou em um momento em que não havia como piorar? A vida caminhou para um rumo completamente diferente do que você sonhava há alguns anos atrás? Rute chegou ao fundo do poço também. Seu marido morreu, estava longe da sua terra, longe de seu povo e longe de sua própria cultura. Sua sogra, Noemi, insistiu veementemente que ela voltasse para sua própria terra. Qual era o sentido de prolongar aquela solidão, afinal?  O mais lógico é que a jovem Rute voltasse para seu povo, se casasse de novo e começasse a vida mais uma vez. Ela era nova, bonita e poderia muito bem fazer isso.

Rute, no entanto, decidiu um caminho incomum. Ela decidiu pelo amor. Não esse amor que vemos nas novelas e outdoors. Um amor verdadeiro que vai até o fim.  A convivência com a família de seu finado marido havia apresentado um Deus de amor que cuidava dos Seus. Ela havia compreendido que tudo na vida tem um propósito. Mesmo as piores situações podem nos ensinar e nos moldar a viver dias melhores. Rute cria nisso e, por isso, decidiu caminhar junto com sua sogra. A partir dessa difícil e dolorosa decisão, Deus mudou a história não apenas de Rute e Noemi, mas de todo um povo que foi influenciado diretamente por sua hombridade.

Ver o que dá errado como uma oportunidade única para viver algo bom é um grande desafio para os nossos dias. Contudo, tenhamos sempre a certeza de que tudo o que acontece na nossa vida está sob a direção do Senhor. Nada é por acaso. O único modo de não nos assustarmos com o que acontece à nossa volta é olhando para o alto. No Altíssimo Deus, encontraremos socorro, sempre.