O Senhor continua sendo Deus

“Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.” Gênesis 21.18

Agar era escrava de Abraão e teve um filho com ele, chamado Ismael. O menino entrou em conflito com Israel, filho da promessa do Senhor para com Abraão e Sara e, então, gerou uma situação desagradável entre as mães. Sara pede que o menino e a escrava sejam expulsos de casa. Abraão consulta ao Senhor, pois fica ressentido de expulsar seu próprio filho, mas Deus diz que assim o faça. Agar e Ismael recebem de Abraão alguns poucos mantimentos e são jogados no deserto.

Aquela mulher, vítima de circunstâncias pessoais e sociais, enfrenta o gosto amargo do abandono e a difícil tarefa de encarar o deserto. Ela não quis que aquilo acontecesse. Ela não foi ao deserto por uma escolha pessoal. Todavia, foi lançada naquela situação e, de repente, viu-se à beira da morte. Quando tudo parece perdido, Agar joga o menino debaixo de umas árvores e afasta-se para não ver seu filho morrer e começa a chorar. Deus intervém naquela cena e diz para Agar não temer. Ali o Senhor dá provisão e reafirma que de Ismael seria feita uma grande nação.

Muitas vezes, nos encontramos na mesma situação de Agar. Somos lançados em um turbilhão de acontecimentos inesperados e nos vemos em desespero absoluto. Lembre-se que Deus continua sendo o mesmo no deserto. Ele detém o controle da sua vida e permite que dificuldades aconteçam para trabalhar no caráter, para nos ensinar a depender dEle, para fortalecer nossa fé ou apenas para reafirmar sua total soberania.

O Senhor continua sendo Deus em qualquer circunstância e, aqueles que se rendem ao seu senhorio, podem descansar o coração mesmo na tribulação, pois Ele já nos deu a maior vitória, que é a salvação em Cristo Jesus e nos prometeu que nada nos faltará!