Indo até o fim

“Porém eu disse: Um homem como eu fugiria?” Neemias 6.11a

 

Existe um romance de Sidney Sheldon chamado “O céu está caindo”. Nele, o autor conta a história de uma corajosa jornalista que descobre uma intriga global envolvendo o assassinato da família presidencial dos Estados Unidos. Durante toda a história existe aquele frio na barriga do leitor pois não se sabe em quais personagens a protagonista pode de fato confiar. Todos parecem suspeitos. O final da história é digno de uma trilha sonora monumental e todos os segredos são revelados. A intrépida jornalista sobrevive por pouco. Quando lemos o último ponto final respiramos aliviados por saber que aquele sufoco acabou.

Você já se sentiu enganado pelas pessoas que julgava serem suas melhores amigas? Neemias passou por uma situação muito complicada em que aqueles que se diziam seus companheiros estavam, na verdade, conspirando contra a sua vida.  O que devemos fazer quando descobrimos que estamos no meio de pessoas falsas? O mesmo que o profeta Neemias fez. Em primeiro lugar, ele jogou luz sobre toda a situação. Expôs a mentira ali mesmo (versos 6 e 8). Em segundo lugar, devemos pedir discernimento e sabedoria a Deus.  Neemias compreendeu que seus inimigos estavam blefando contra ele para que ele pudesse ser encontrado longe da vontade de Deus (versos 12 e 13). Em terceiro e último lugar, devemos cumprir a obra que Deus colocou em nossas mãos (verso 19). Ir até o fim faz com vejamos o cuidado de Deus em nossa vida, sempre.

Uma vez ou outra na vida nos depararemos com companhias que não nos edificam. Todos os grandes homens e mulheres da história passaram por isso. Que Deus nos dê sabedoria para cumprirmos Sua vontade independente do que as pessoas possam vir a nos falar. A Sua graça nos basta.