Que cada um seja fiel

“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel…” Mateus 25.21-23

 

Uma coisa fundamental, que precisamos aprender no contexto de nossas igrejas, é que o povo de Deus é uma comunidade de servos e de servas. Se somos seguidores daquele que veio não para ser servido, mas para servir, então, a primeira coisa que alguém deve aprender ao entrar na igreja é que é serva de Deus e dos outros.

Com essa verdade diante de nós, aproximamos-nos da parábola dos talentos que encontramos em Mateus 25.14-30, entendendo melhor que, nesse texto, o Senhor nos concede oportunidades para servir em concordância com a nossa capacidade de fazer uso delas. E o que se espera é que cada um seja achado fiel no uso dessas oportunidades. Você e eu certamente temos tido várias oportunidades de servir a Deus em nossa família, em nosso local de trabalho, na universidade, na escola, na igreja e em tantos outros lugares. A questão a ser considerada é como temos feito uso dessas oportunidades?

Particularmente quando vejo o grande desafio missionário, que a igreja tem diante de si, a conclusão a que chego é que necessitamos urgentemente de vivenciarmos uma fé mais viva, mais intensa e que serve a Deus e aos outros.

Nessa narrativa, o ponto central é a fidelidade. O servo fiel é recompensado com base em sua fidelidade, e o servo infiel segundo a sua infidelidade. Portanto, seja fiel! Ocupe-se e sirva para glória de Deus!